
Minha Trajetória | Bianca Olanda
Olá, me chamo Bianca Olanda, tenho 28 anos, sou moradora do bairro de Bonsucesso, Guarulhos desde que nasci e sempre estudei em escola pública.
Conheci o cursinho no ensino médio através do meu professor de física da época, por motivos pessoais só fui atrás dele 3 anos depois em janeiro de 2013 após me formar no ensino médio.
Gostei de tudo no cursinho, da metodologia, das aulas, dos horários e do almoço no sábado rs.
O que mais me encantou foi o fato dele ser comunitário, o time de professores e todas as outras funções que compõem o cursinho, serem de ex-alunos, isso me ensinou muito sobre cidadania, sobre consciência de classe, sobre ter empatia com a população que não tem acesso à um ensino público de qualidade.
“Sei que não estaria vivendo tudo isso se não fosse pela iniciativa dos voluntários do cursinho e sou muito grata à cada um.”
Ouvir os professores, suas aulas, seus conselhos, suas trajetórias, suas experiências com erros e acertos e participar dos passeios que o cursinho organizava me deram um norte para decidir qual curso de graduação escolher.
Em novembro do mesmo ano fiz o Enem e consegui bolsa de 100% em engenharia Ambiental e sanitária através do programa ProUni.
Me formei em 2018 e em julho de 2021 vou me formar na pós graduação de engenharia de segurança do trabalho.
“[…] não desista dos seus sonhos por mais que eles pareçam impossíveis”

Minha principal dificuldade na graduação é ter que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o caminho é árduo mas a vitória é certa.
Sei que não estaria vivendo tudo isso se não fosse pela iniciativa dos voluntários do cursinho e sou muito grata à cada um.
Se posso deixar uma dica é não desista dos seus sonhos por mais que eles pareçam impossíveis, só não consegue quem desiste de tentar, pode acontecer como foi comigo de conseguir a bolsa no mesmo ano ou pode levar um pouco mais de tempo mas só não consegue quem desiste.
Minha principal dificuldade […] é ter que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o caminho é árduo mas a vitória é certa.
É básico, ter disciplina, estudar todos os dias e ser confiante.
Deixo um trecho de uma música do Grupo de Rap nacional Inquérito que resume bem a missão do cursinho para mim:
“Só vou desistir, abortar minha missão, quando a educação aqui virar ostentação”

Quer compartilhar sua história no Projeto?
Escreva para cursocomunitariobonsucesso@gmail.com.