O Cursinho Comunitário Bonsucesso é um projeto social que visa atender jovens e adultos da periferia da região de Bonsucesso na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Os estudantes jovens recebem auxilio nos estudos para se preparar para os principais vestibulares do país, candidatando-se a bolsas em universidade públicas e privadas.
O projeto foi fundado em 16/02/2000 como o núcleo Nova Bonsucesso da Educafro, ONG que trabalha na inclusão de afrodescendentes e carentes. A idealização começou em uma apresentação do projeto Educafro, por parte de alguns alunos que frequentavam o Núcleo do Jardim São João, para moradores, pais e jovens interessados em transformar nossas historias de exclusão em histórias de inclusão. Desta reunião, com ajuda de todos, o Cursinho Educafro Núcleo Nova Bonsucesso foi Criado.
O cursinho teve início como um grande grupo de estudos. A medida que os professores voluntários iam se voluntariando ao projeto, muitos alunos ficaram responsáveis por preparar conteúdos para lecionar as matérias para os demais alunos, fator preponderante para o engajamento nos estudos.
Acompanhe no vídeo a seguir o Gledson, um dos idealizadores do projeto, contando mais detalhes sobre as origens do cursinho:
Todos naquela época tinham sonhos que hoje, com muita perseverança, foram alcançados. Temos companheiros nos Estados Unidos, Cuba, Austrália, Reino Unido além de guerreiros que sobreviveram a selva que é a conquista de um curso superior aqui no Brasil.
Durante todos este anos o cursinho esteve presente em diversos espaços como na sobre-loja do Supermercado Kise (Atualmente o Nagumo da Av. Armando Bei), o espaço temperança da Prefeitura de Guarulhos, a Escola Estadual Ary Jorge Zeitune no Jardim Triunfo e desde o ano de 2009, o CEU Ponte Alta, no bairro de mesmo nome.
Confira a galeria abaixo dos precursores do projeto. Pessoas especiais que colaboraram muito para que o projeto chegasse até aqui:
https://photos.app.goo.gl/Ag5VSFakLg2fo4Rb7
Todos os envolvidos no projeto são voluntários que foram beneficiados em algum momento pela iniciativa ou simplesmente porque acreditam no poder de transformação social que só a educação proporciona.
Durante a pandemia do Covid-19 o projeto ampliou seu alcance, atingindo jovens de todo o país por meio da transmissão de aulas pelo nosso canal do YouTube.
Veja fotos do projeto em nossas redes: